IV Gramado In Concert – A Música Ilumina o Olhar

O IV Gramado In Concert, que acontece de 16 a 24 de fevereiro, traz a música mais uma vez para o centro desse imenso palco chamado Gramado, iluminando não só olhar, mas o coração dos estudantes e do público. A cerimônia e o espetáculo de abertura acontecem na sexta-feira, dia 16, às 20 horas, na Rua Coberta. Nesta sexta-feira (26), ocorreu a coletiva de lançamento do evento no Hotel Master Premium, que contou com a presença do Secretário Estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo Alves da Silva.

Muito mais do que um evento para a formação de jovens músicos, o festival contará com workshops e oficinas para a prática de música de orquestra, canto e regência, permitindo a aproximadamente 300 jovens estudantes, vindos de vários estados brasileiros e do exterior (Uruguai, Argentina, Costa Rica e México), a oportunidade de uma formação musical a que talvez não tivessem acesso de outra forma.

O Prefeito de Gramado João Alfredo Bertolucci – Fedoca, destaca que com o Gramado In Concert estamos democratizando ainda mais o acesso à música erudita. “Essas ações visam levar apresentações para diversas entidades, contribuindo assim para a maior qualidade de vida das pessoas que lá se encontram, em sua maioria, impossibilitadas de se deslocar até os locais dos espetáculos”. As entidades contempladas nesta edição são o Hospital Arcanjo São Miguel, o Instituto Santíssima Trindade e o Lar de Idosos Maria de Nazaré.

Durante o evento também serão ministradas 19 oficinas por 32 professores de renome nacional e internacional. O resultado dessa prática será apresentado ao público em mais de 50 ações entre espetáculos e oficinas, que acontecem em locais emblemáticos de Gramado como Rua Coberta, Lago Negro, Expogramado, Teatro Elisabeth Rosenfeld, Igreja Matriz São Pedro, Igreja Apóstolo Paulo (Igreja do Relógio) e Hotel Master Premium.

Em 2018 continua a parceria com a Federação Internacional de Orquestras de Jovens – Eurochestries, federação localizada na França e que possui 28 anos de experiência na realização de festivais em diversos países do mundo. A parceria da Prefeitura de Gramado visa criar a oportunidade de intercâmbio de jovens músicos, bem como propiciar ao público do festival, concertos com orquestras e grupos de câmara internacionais. O Trio Soneta do México está confirmado para esta edição.

O Secretário de Cultura do município, Allan John Lino destaca que o gesto aponta, a palavra instrui e a música espiritualiza. A Secretária de Turismo do município, Rubia Frizzo enfatiza a importância da realização desta quarta edição do evento, pois ele já se consolida como importante calendário na temporada de verão de Gramado. “Com a participação de Orquestras, solistas e Grupos de Câmara convidados, o IV Gramado In Concert oferecerá aos gramadenses e turistas espetáculos de grande qualidade – de forma gratuita – a exemplo do que acontece em concertos de verão e festivais de música erudita europeus”, enfatiza.

Em nove dias de evento serão oferecidas aos gramadenses e turistas, mais de 50 atividades de acesso gratuito, que incluirão visitas guiadas às práticas de orquestra, palestras, recitais de alunos, professores e grupos de câmara, concertos de orquestra convidadas e orquestras do festival. Uma intensa programação que, aliada às belezas da cidade de Gramado ajudarão a consolidar o evento e trazer bons frutos à música de concerto brasileira.

O Gramado In Concert é uma realização da Prefeitura de Gramado por meio da Secretaria de Turismo e conta com a coordenação artística do maestro Linus Lerner, do maestro Leandro Libardi Serafim e de Allan John Lino, secretário de cultura de Gramado.

DESTAQUES E CURIOSIDADES DESTA EDIÇÃO

Realização da terceira edição de seu Concurso de Composição Erudita onde a composição vencedora recebe prêmio de 5 mil reais e troféu, além de viajar a Gramado para ver sua obra sendo estreada pela Orquestra Sinfônica do Festival.

Realização do I Concurso Jovens Solistas onde os três primeiros colocados recebem premiação de um mil reais para o terceiro, 2 mil reais para o segundo colocado. O primeiro colocado recebe 3 mil reais e troféu.

Seleção de Grupos de Câmara Residentes, os grupos Camerata de Esquina (RJ), Retrato Brasileiro (SP) e Trio Sküp i Dobro (SP) foram os selecionados e além de apresentarem-se no evento, receberão bolsas integrais para frequentarem as aulas, práticas de grupo e coachs de música de câmara.

Dois grupos de câmaras de professores do evento, o Quarteto de Cordas Carlos Gomes e o Duo Heimann-Braga.

Já confirmaram presença no evento a Orquestra Sinfônica de Gramado, a Orquestra Sinfônica da UCS e a Orquestra de Cordas de São Paulo.

 

Serviço

IV Gramado in Concert – Festival Internacional de Música

De 17 a 24 de fevereiro de 2018

Cerimônia e espetáculo de Abertura: 16 de fevereiro, sexta-feira, às 20h, na Rua Coberta

Locais: Diversos pontos de Gramado

Entrada franca

Site: www.gramadoinconcert.com.br

https://www.facebook.com/gramadoinconcert

 

Fotos: Rafael Cavalli