Comida de rua tem opções vegetarianas e vegana

Segundo pesquisa do Ibope realizada em 2018, 14% da população se declara vegetariana. Os números mostram um crescimento de 75% em relação a 2012, o que equivale a cerca de 30 milhões de pessoas. Há quem faça a opção porque procura uma alimentação mais leve, com melhor desempenho para a saúde, porque deseja diminuir o impacto da criação de animais no planeta, ou ainda, por respeito a todas as formas de vida. Entre os que comem carne, 63% demonstram o interesse em diminuir a quantidade, segundo pesquisa da Datafolha de 2017. São muitas as motivações e o Festival de Cultura e Gastronomia está atento a todas elas. E é por isso que quem procura opções sem carne ou sem produtos de origem animal, também encontra receitas elaboradas e saborosas nas bancas de comida de rua.

Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado_Decoracao e Movimentos. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

O Restaurante Colosseo preparou um sanduíche de grão de bico, já o SanTao oferece um tofu grelhado no azeite, com molho tarê acompanhado de salsa de abacate e chips de batata doce. O Esperienza Bistrot aposta no milho, ingrediente que usa na massa dos bolinhos recheados com queijo catupiry acompanhados pelo trio de molhos de frutas vermelhas com redução de vinho chileno, aioli de coentro e maionese de alho defumado. Já para os apaixonados por pizza, o Il Piacere tem a versão de mussarela com manjericão. Os cogumelos, em diferentes versões, também fazem a festa. A Cantina Pastasciutta preparou um hambúrguer de cogumelos, já o Bistrô Pastasciutta serve iscas de funghi grelhadas com cebola, pimentão, tomate e temperos chilenos, abacate e sopaipillas fritas, que são um tipo de pãozinho frito, popular durante o inverno no Chile. Os clássicos risotos também brilham. O Belle Vitrine tem as opções de risoto de funghi ou de legumes, e o Di Pietro elaborou a versão com cogumelos frescos, queijo parmesão e crisps de alho poró.

Castelo Saint Andrews recebeu o chef chileno Giuliano Olmos para Festim

Na noite da quinta-feira, 12, o chef Giuliano Olmos foi o responsável pelo Festim que aconteceu no Castelo Saint Andrews. Giuliano, que está à frente do restaurante do hotel Domus Mare, ícone da restauração cultural e patrimonial na colina Recreo, em Viña del Mar, conta que sua culinária é influenciada pela cozinha mediterrânea, com bases da tradicional cozinha italiana, combinando várias técnicas e sabores contemporâneos. Giuliano conta que uniu o pisco chileno, que é uma aguardente de uva, com a nossa caipirinha, e irá servir uma “pisquirinha” para acompanhar a entrada. Quando perguntado sobre o que mais o chamou a atenção na cidade, não hesita. “A comida e a gente daqui. Gente e gastronomia são cultura para mim. Gramado é muito especial e os gramadenses são muito carinhosos. As gastronomias dos dois países são muito diferentes, usam produtos distintos, porém a cozinha daqui é muito rica. Estou muito feliz em vir”, comenta.

11º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado
De 5 a 22 de setembro em Gramado

Onde: Praça Major Nicoletti e Rua Pedro Benetti – Centro de Gramado
Horário: das 11h30 às 22h30, de domingo a quinta, e das 11h30 às 23h, sextas e sábados
Mais informações: (54) 3286.2002
Saiba mais em:https://www.facebook.com/FestivalDeGastronomia/
https://www.instagram.com/festivaldegastronomia/

Foto: Cleiton Thiele