Feira do Livro de Nova Petrópolis terá primeiro patrono cego do Brasil

Escritor nova-petropolitando André Werkhausen Boone é autor de obra biográfica

A 24ª Feira do Livro de Nova Petrópolis, lançada com o emblemático tema “Não há limites para quem lê”, vai apresentar uma inovação surpreendente, o evento contará com o primeiro patrono cego do Brasil, o autor nova-petropolitano André Werkhausen Boone. O escritor será o símbolo principal da feira, que será realizada de 8 a 13 de outubro, na Rua Coberta, e vai interagir com uma programação repleta de atividades desenvolvidas a partir da temática da inclusão. O patrono, que será presença constante na Feira do Livro, vai discutir detalhes de sua obra biográfica SER André Werkhausen Boone, na qual relata as aventuras e desafios vividos pelos deficientes visuais no Brasil.

Anunciado oficialmente em maio deste ano como patrono da Feira do Livro de Nova Petrópolis 2019, André Werkhausen Boone teve seu primeiro texto publicado aos 18 anos e é autor da autobiografia “SER André Werkhausen Boone”, publicada em 2018. O autor, que completou 27 anos em agosto deste ano, também teve textos publicados nas coletâneas “Literarte” e “Diálogos”, além de ter participado na obra “Central Pinhalense” e figuardo como co-autor no livro “Histórias de Baixa Visão”, publicação que reúne crônicas escritas por 19 deficientes visuais e teve sua primeira edição lançada na versões escrita e braille em 2017.

O patrono André Werkhausen Boone consultou a Organização Nacional dos Cegos do Brasil (ONCB), sobre o pioneirismo de sua escolha como patrono com deficiência visual. O presidente da entidade, Antônio Muniz da Silva, respondeu via e-mail que “embora existam inúmeras pessoas cegas no Brasil que tiveram oportunidade de publicar livros de sua própria lavra, infelizmente, a ONCB, até o presente momento, não recebeu por parte de suas entidades afiliadas, nenhuma informação sobre a existência de algum cego que tenha sido patrono de feira de livro em nosso País”.

“Fiquei muito honrado com o convite para ser patrono da Feira do Livro da minha cidade natal. O fato de ser o primeiro patrono cego do Brasil foi uma surpresa para mim e me enche de orgulho. Minhas expectativas são as melhores possíveis, não escondo que estou muito ansioso para essa Feira do Livro. Espero que o meu caso sirva de exemplo para outras cidades e que possamos ter muitos outros patronos cegos de hoje em diante. Essa seria uma conquista de extrema importância quando o assunto é inclusão”, destacou o patronto, que vai lançar o audiobook da obra “SER André Werkhausen Boone” na Feira do Livro de Nova Petrópolis.

Autor André Werkhausen Boone no lançamento da obra “SER André Werkhausen Booone”, ao lado do prefeito de Nova Petrópolis Regis Luiz Hahn

Segundo o secretário de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis, Ricardo Lawrenz, André foi escolhido como patrono da Feira do Livro por se destacar como autor e representar o tema da inclusão. “Teremos um patrono muito presente na Feira do Livro, que é talentoso e uma referência quando se fala em inclusão. O André tem muito a ensinar, a maneira como ele vence os desafios e encara a vida é inspiradora”, destacou Lawrenz.

O secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares, destaca que a Feira do Livro deste ano foi elaborada sob a ótica da inclusão por ser um assunto de extrema importância na sociedade. “Existem muitos desafios no dia-a-dia sobre os quais todos nós precisamos refletir. A 24ª Feira do Livro vai tratar disto. Várias ações foram pensadas para mostrar às pessoas o quanto devemos melhorar como sociedade. Quem visitar Nova Petrópolis este ano, vai encontrar os livros e se divertir como faz todo ano, mas, sairá daqui com uma lição de vida”, adiantou Soares.

André Werkhausen Boone vai se juntar a outros talentos de Nova Petrópolis que serão protagonistas de atividades previstas na programação da Feira do Livro. A Mostra de Artes Plásticas contará com o artista plástico Jeferson Hoffmann, que tem limitação de movimentos nos braços e pernas e é reconhecido por suas telas pintadas com a boca. O escritor e compositor Gaudêncio Terra, que possui mobilidade reduzida, será um dos contadores de histórias no evento. O Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Edelstein vai reapresentar o espetáculo inclusivo “A Dança do Coração”, apresentação que contou com a participação de 11 convidados, entre eles, cegos, surdos, mudos, pessoas com síndrome de down e com deficiência física. O espetáculo emocionou o público do 47º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis.

Na 3ª edição do projeto Escritores do Amanhã, estudantes de Nova Petrópolis vão produzir redações sobre o tema inclusão e aceitação, textos que serão publicados em um livro. O Acampamento dos Leitores, Bate-Papo com Escritores, Aventura Pronta, espetáculos artístico-culturais e contação de histórias, além de 12 estandes de livreiros e Praça de Alimentação, completam as atrações da Feira do Livro de Nova Petrópolis.

A 24ª Feira do Livro de Nova Petrópolis ocorre de 8 a 13 de outubro, das 8h às 21h, na Rua Coberta de Nova Petrópolis. Mais informações: (54) 3281-2299. Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração

CRÉDITOS DAS FOTOS: Adriana Monteiro Arrial/Arquivo | Comunicação PMNP