Festival Colonial Italiano de Garibaldi bate recorde de público

Farta gastronomia e apresentação do material de divulgação da Fenachamp 2017 foram os destaques do evento

Em sua 31ª edição, o Festival Colonial Italiano de Garibaldi consolida-se como uma grande celebração da gastronomia e da alegria. Realizado no último final de semana, dias 3 e 4 de junho, o evento reuniu cerca de 3.600 pessoas nos Pavilhões da Fenachamp, batendo o recorde de público do evento.

A Associação Veteranos de Garibaldi (AVG), que há anos é reconhecida pelo famoso cardápio, comemora o sucesso desta edição. De acordo com a AVG, foram consumidos: 250 kg de queijo; 85kg de queijo de porco; 55 kg de morcela; 1.300kg de frango; 350 kg de massa; 3.500 unidades de pães; 240kg de grostoli; 220 unidades de cuca; e 130kg de farinha para a polenta. Foram servidos 784 litros de suco de uva e 1265 litros de vinho. As vinícolas participantes foram Vaccaro Vinhos e Espumantes, Vitivinícola Santa Bárbara e Adega Scomazzon.

Além da farta gastronomia, a comercialização de produtos coloniais, o artesanato e os shows já são parte fundamental do evento. Nos dois dias, a animação ficou por conta da Banda Zabadak, que fez o público de todas as idades dançar músicas populares e do folclore italiano, típicas da região.

Esta edição contou, ainda, com o lançamento dos materiais de divulgação da Festa do Espumante Brasileiro 2017. As soberanas da Festa, Valéria Meneghetti Carniel e as princesas Gabriela Mattei e Mônia Meneghetti, apresentaram um texto inicial lembrando a importância dos cinco sentidos humanos, que integram o tema do evento neste ano “Uma verdadeira festa em todos os sentidos. Venha experimentar!”. Após, o cartaz oficial foi apresentado e a programação completa entregue ao público presente. Integraram o palco, além das soberanas, o prefeito Antonio Cettolin, o secretário de Turismo e Cultura, Paulo Salvi, o presidente da Fenachamp 2017, Clóvis Furlanetto, e o representante da AVG, Benito Rosa.

O Festival é uma realização da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura e Associação de Veteranos de Garibaldi (AVG), com apoio das secretarias de Agricultura e Pecuária, Obras, Segurança e Mobilidade Urbana e da Emater/RS – Ascar. Informações adicionais na Secretaria de Turismo e Cultura pelo telefone (54) 3462 8235.

Sobre o Festival

O Festival Colonial Italiano nasceu em 1981, com o objetivo de divulgar a primeira Fenachamp. No início, o bosque, que ocupa boa parte da área do Parque da Fenachamp, foi escolhido como cenário do evento. As pessoas sentavam em mesas distribuídas em vários pontos cercadas por árvores e ao som de músicas do folclore italiano se serviam em diversos buffets.

Antes, durante e depois de saborearem os pratos típicos, dançavam e se divertiam com os shows realizados num grande palco instalado na parte central do bosque. No início, as edições do Festival Colonial iniciavam nas sextas-feiras à noite e terminavam no domingo. A iniciativa foi um sucesso. Porém, muitas vezes, as intempéries do tempo dificultavam a execução ao ar livre e o evento começou a ser realizado dentro dos pavilhões.

A Associação Veteranos de Garibaldi (AVG) é responsável pela preparação do cardápio que passou a ser reconhecido, inclusive fora do Estado, pela qualidade de sua gastronomia e por prestar importantes serviços voluntários, estando sempre à disposição da comunidade.

Confira a galeria de fotos:

[print_gllr id=73]

Créditos: Alexandra Ungaratto, Priscila Pilletti e Valéria Loch