Em noite de prêmios, homenagens emocionam profissionais da área

O anúncio de da distinção de quatro personalidades da noite de domingo, 20, pelas entidades de cinema gaúcho emocionou plateia e homenageados. O destaque recaiu sobre profissionais que auxiliaram o desenvolvimento do audiovisual gaúcho e do Festival de Cinema de Gramado nos seus 45 anos e integram a extensa programação de reverências do evento nessa edição histórica.

O público aplaudiu fortemente a entrega de uma placa em memória da diretora Mônica Schmiedt, que morreu no ano passado e nesta semana completaria 56 anos. “Que ela possa sempre ser lembrada. Viva a Mônica e viva o cinema gaucho”, exclamou Fernanda Boff, da produtora M. Schimiedt, que recebeu a placa em nome da homenageada.

O jornalista e crítico de cinema do jornal O Estado de S. Paulo, Luiz Carlos Merten, que cobre o festival de cinema de Gramado desde os primórdios, não conteve a emoção e embargou a voz: “A gente acha que não vai tremer, mas na hora que chega aqui em cima…”.

Merten agradeceu devolvendo a reverência à Gramado: “Esse palco é território sagrado do cinema brasileiro, aqui se faz a resistência, a defesa do cinema brasileiro – e, em conseqüência, da nossa cidadania, da nossa identidade cultural”.

A atriz Aracy Esteves dedicou seu prêmio “às pessoas teimosas que fazem cinema e não desistem” e também aos gramadenses, “comunidade que nos recebe tão bem desde sempre”.

A quarta homenagem da noite foi para o técnico de iluminação Wilton Soares Martins, que ele dividiu com “todos os realizadores” do cinema. “A luz é apenas uma ferramenta” da sétima arte, justificou.

Antes disso, durante a tarde, o distribuidor francês Jean Thomas recebeu o agradecimento do Festival de Cinema de Gramado por privilegiar o evento como janela de lançamento de filmes no Brasil. Para esta edição, Thomas trouxe “Como nossos pais”, de Laís Bodanzky, para a mostra competitiva de longas nacionais e “A natureza do tempo”, do argelino Karim Mossaoui, que faz sua estreia brasileira em Gramado e segue agora para o Festival de Cannes, onde foi selecionado para a mostra Un Certain Regard.

 

Semana será marcada por reverência a grandes nomes do cinema nacional

A semana que se iniciou nesta segunda, 21 de agosto, marcada por novas homenagens a grandes nomes do cinema nacional, dentro da programação dedicada a reverenciar a memória do Festival de Cinema de Gramado, que completa 45 anos em 2017.

Na segunda-feira, foram entregues placas a de três gigantes do cinema brasileiro: Paulo Autran e Lucy e Luiz Carlos Barreto. Os três receberão placas comemorativas (Autran in memorian) durante a sessão da mostra competitiva de longas metragens, que inicia às 19h no Palácio dos Festivais.

“Com toda razão, Paulo Autran era considerado o maior ator brasileiro”, justificam os curadores Eva Piwowarski, Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho. O artista interpretou papeis em trabalhos lendários como “Terra em Transe”, de Glauber Rocha. Os curadores ressaltam que a homenagem se estende também a sua companheira de vida, a atriz Karin Rodrigues, que foi a estrela de um dos melhores filmes brasileiros com passagem por Gramado, “As Filhas do Fogo”, de Walter Hugo Khouri.

“Mas, de todas as famílias do cinema brasileiro, nenhuma é tão admirada e cultuada quanto a de Lucy e Luiz Carlos Barreto, com seus filhos Bruno e Fabio e acervo de clássicos como “Dona Flor e seus Dois Maridos” e “Bye Bye Brasil””, completam.

Os homenageados estão também presentes na programação oficial do 45º Festival de Cinema de Gramado. A trajetória de Paulo Autran pode ser conhecida em detalhes no longa-metragem “Paulo Autran – O Senhor dos Palcos”, de Marco Abujamra, que será exibido às 14h, no Palácio dos Festivais. Já os produtores de cinema Lucy e Luiz Carlos Barreto participam de mesas de debate do Gramado Film Market.

Além disso, o longa-metragem “Pitanga”, de Beto Brandt e Camila Pitanga integra a mostra Homenagens 45 e seu protagonista, o ator Antonio Pitanga receberá o Troféu Cidade de Gramado nesta edição do festival.

 

Herdeiros de legados cinematográficos encerram distinções

Até agora, Gramado entregou homenagens a oito personalidades cuja contribuição foram decisivas para que o festival de cinema chegasse às sua 45ª edição. Na noite de abertura do evento foram lembrados quatro pioneiros do evento: Horst Volk, Romeu Dutra, Odilon Cardoso (in memorian) e Esdras Rubim.

Falta ainda entregar troféus a dois herdeiros que mantém vivos o legado de seus pais, figuras ímpares do audiovisual brasileiro. Alice Gonzaga receberá a placa pela preservação da memória da primeira produtora de cinema brasileiro, a Cinédia, de Adhemar Gonzaga – que tem sua história contada no documentário “Desarquivando Alice Gonzaga”, de Betse de Paula, que será exibido no Festival.

Já o produtor e diretor Anibal Massaini vai apresentar em primeira mão o documentário que está produzindo para o Canal Brasil e que reproduz a extraordinária e dedicada carreira de seu pai, Oswaldo Massaini, que receberá a homenagem in memoriam.

 

Programação Homenageados 45 anos

Quarta, 23 de agosto
14h – Exibição do longa “Pitanga”, de Beto Brant e Camila Pitanga
Palácio dos Festivais
19h – Troféu Cidade de Gramado para Antonio Pitanga
Palácio dos Festivais

Quinta, 24 de agosto
14h – Exibição do longa “Oswaldo Massaini – Uma paixão pelo Cinema”, de Aníbal Massaini
Palácio dos Festivais
19h – Homenagem a Oswaldo Massaini (in memorian)

Sexta, 25 de agosto
13h – Gramado Film Market
Painel ‘Cinema brasileiro ontem & hoje’, com Luiz Carlos Barreto e Cacá Diegues
Hotel Serra Azul
16h – Gramado Film Market
Painel ‘Mulheres do audiovisual’, com Lucy Barreto, Carol Nguyen, Amber Fares, Eva Piwowarski e Débora Ivanov
Hotel Serra Azul

 

Foto: Cleiton Thiele/Pressphoto