47º Festival de Cinema de Gramado acelera o ritmo de trabalho

Equipes ajustam os detalhes para produzir o maior festival de cinema da América Latina daqui pouco mais de dois meses

A pouco mais de dois meses da semana mais esperada do cinema latino-americano, a equipe da 47ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que acontece entre 16 e 24 de agosto, trabalha em ritmo intenso para garantir a qualidade e o brilho do maior evento cinematográfico do país. Nos bastidores, com todas as inscrições encerradas, o quebra-cabeça começa a ser montado.

A diretora de eventos da Gramadotur, Iara Sartori, que responde pela direção geral dos eventos da autarquia, lembra que esse ano aconteceram situações tristes e atípicas. “A morte da nossa curadora argentina Eva Piwowarski, agora o acidente com Rubens Ewald, tudo nos impactou muito. Mas o Festival é forte e estamos em movimento o ano inteiro. Trabalhamos com uma equipe enxuta mas que tem muita experiência e conhecimento do Festival. Nosso desafio é conseguir realizar um evento com a grandeza que Gramado merece e com a economia que o momento exige. A comunidade entende e tem nos apoiado, sabe a importância do Festival para a cidade e para o estado. O projeto Receba uma Estrela, que acontece pela terceira vez, é um exemplo dessa participação. Essa é uma forma importante de envolver a comunidade”, destaca.  O projeto certifica estabelecimentos que aderem à proposta de receber como cortesia estrelas e convidados do evento com o selo “Aqui Recebemos Estrelas”. Até agora integram a lista: Hotel Estalagem St. Hubertus, Pousada Florença, Wish Serrano Resort & Convention, Hotel Colline de France, La Hacienda, Vatel Restaurante, Malbec Restaurante e Hard Rock Café Gramado. Novas parcerias com outros hotéis e restaurantes ainda estão em construção.

O gerente de eventos da Gramadotur, Diego Scariot, também faz um balanço positivo. “Já estamos com o Festival bem organizado. Tanto a produção quanto as licitações e o conteúdo seguem o cronograma planejado e alguns estão até adiantados. Ao todo, o evento mobiliza mais de 300 pessoas trabalhando diretamente entre Gramadotur, produção contratada, comunicação e produção. Estamos sempre em busca de aprimorar o evento. Vamos avançar com o Gramado Film Market que tem se mostrado um acerto desde sua primeira edição há dois anos. Pela primeira vez vamos ter uma mostra competitiva de longas gaúchos com premiação em dinheiro, iniciativa que vem atender uma demanda dos realizadores. E assim estamos construindo mais essa edição. Temos certeza que será grandioso”, avalia Scariot.

VESTINDO A CIDADE – A CARA DA EDIÇÃO
Neste ano, a campanha visual e a cenografia do evento apontam o olhar para adiante. Os projetos remetem à evolução e à caminhada do evento rumo a sua 50ª edição.  A arquiteta Daniela Corso, da agência Nowhere, que assina o projeto cenográfico ao lado da arquiteta Kelen Tomazelli, da Pop Studio, destaca que o foco é a velocidade, também projetando os 50 anos do evento. “É marcante a presença de linhas de luz, que simulam o movimento, além de imagens também em movimento na arquitetura.”

O diretor de criação da Gemelo, agência responsável pela campanha visual, Gustavo Melo, define a identidade visual da 47ª edição como um manifesto para o futuro. “O arrojo das sobreposições e linhas confere aspecto moderno, enquanto os tons monocromáticos sugerem a ideia do atemporal. Afinal de contas, assim é o Festival de Cinema de Gramado, o mais longevo no segmento em toda a América Latina, mas que segue sendo jovem graças a sua inimitável capacidade de se renovar”, destaca Melo.

No palco, as atrações são guardadas pelo diretor de palco Rubens Bandeira, que ressalta que um certo mistério faz parte da tradição do Festival, mas pode já garantir no palco a presença dos apresentadores Marla MartinsRenata Boldrini e Roger Lerina. Para a noite de premiação um convidado especial: o ator Marcelo Argenta.

COMUNICAÇÃO
A assessoria de imprensa do evento fica com a Pauta – Conexão & Conteúdo, que responde pela divulgação, produção de conteúdo e credenciamento. A cada ano novos produtos e plataformas são incluídos no escopo, sempre para atender a crescente demanda do evento que na última edição contabilizou cerca de 500 profissionais durante a realização.

Trabalhando em coordenação a equipe responsável pela cobertura fotográfica também conta com inovações. Segundo o fotógrafo Edison Vara, da Agência Pressphoto, o site que disponibiliza as imagens do evento foi aprimorado. “Ambas as versões, tanto para PC quanto para celular” estão ainda mais ágeis. Modificamos o sistema de busca e agora é possível filtrar os arquivos por diferentes termos, como nome do filme, diretor, atores, homenageados entre outros. Atualmente estão disponíveis para downloads na página imagens de arquivo das últimas seis edições.

Coletiva de lançamento
Os filmes selecionados para as Mostras Competitivas e os primeiros homenageados desta edição serão anunciados para a imprensa e autoridades durante a coletiva de lançamento, que acontece na Cinemateca Capitólio, dia 9 de julho, às 10h, em Porto Alegre.

Festival de Cinema de Gramado

www.festivaldegramado.netwww.facebook.com/festivaldecinemadegramado

Twitter: @cinemadegramado

Instagram: @festivaldecinemadegramado

YouTube: https://www.youtube.com/festivaldegramado